sábado, 7 de outubro de 2017

O leite é realmente saudável para nossa saúde?




A maioria das pessoas acredita que o leite é uma escolha de alimentos saudáveis, mas isso é um mito de marketing perpetuado pela indústria de laticínios? Há uma razão que um grande número de pessoas são intolerantes à lactose. O corpo humano não foi projetado para digerir a lactose após o desmame. O leite de vaca contém lactose, portanto, muitas pessoas não conseguem digerir corretamente o leite de vaca. 

A indústria de produtos lácteos patrocina a "pesquisa" para convencer o público de que os produtos lácteos são essenciais para uma dieta saudável. Grande parte desta chamada pesquisa está longe de ser científica, pois falta objetividade e é projetada principalmente para perpetuar o mito. É uma forma de comercialização sob o disfarce de informações científicas e tem sido muito bem sucedido em convencer as pessoas de que beber o leite de vaca é normal e saudável.

O leite não é bom para seus ossos 
                                                       
Beber leite realmente acelera a perda óssea porque o consumo de proteína animal acidifica o corpo. Para recuperar o pH, o cálcio é eliminado dos ossos, neutralizando o ácido 1 . A quantidade de cálcio que você obtém em sua dieta é menos importante do que a quantidade de cálcio que você pode impedir de deixar seus ossos; Este é o fator importante na saúde óssea .

Estudos epidemiológicos mostram consistentemente que os países com maiores taxas de osteoporose (como a Suécia, os EUA e o Reino Unido) são os países com o maior nível de consumo de leite. Locais onde os produtos lácteos são consumidos com pouca frequência ou não (como África, China e Japão) têm baixas taxas de osteoporose. Consumir grandes quantidades de cálcio a partir de produtos lácteos realmente aumentará o risco de fracturas do quadril, enquanto não observa o risco fraturas se você obtiver o mesmo nível de cálcio de fontes não lácteas.


O leite não é saudável para as crianças

A indústria de laticínios continua a produzir o leite de vaca para crianças, apesar de evidências muito fortes de que os produtos lácteos estão contribuindo para doenças infantis, incluindo diabetes tipo 1. O Dr. Colin Campell, professor de bioquímica nutricional da Universidade de Cornell e diretor do maior estudo epidemiológico da história (ver The China Study), de Jacob Gould Schurman, afirma que:


"A profundidade e amplitude da evidência que agora implica o leite de vaca como a causa do diabetes tipo 1 é esmagadora, mesmo que os detalhes muito complexos não sejam totalmente compreendidos".



A diabetes insulinodependente (tipo 1 ou diabetes de início de infância) tem sido associada aos produtos lácteos desde o final da década de 1980 6 e o leite de vaca é conhecido por enfraquecer a função imune em crianças e pode levar a problemas com infecções recorrentes 7 .



Uma idade jovem na introdução de produtos lácteos e alto consumo de leite durante a infância pode aumentar o risco da criança de desenvolver diabetes juvenil.


A proteína do leite - caseína - é pouco digerida, apenas quebrando em pequenos pedaços. Estes pedaços são translocados para o sangue onde o corpo responde com uma resposta imune, pois reconhece um objeto estranho. Uma vez que a caseína de vaca tem uma sequência de aminoácidos semelhante à sequência de aminoácidos nas células beta do pâncreas, o corpo produz anticorpos que não só destroem as células de caseína da vaca estrangeira, como também podem atacar seu próprio pâncreas, destruindo suas células produtoras de insulina.

As crianças que são criadas tomando leite de vaca também têm um QI menor do que as crianças que são criadas no leite materno. O leite humano tem o menor nível de caseína por soro de qualquer mamífero e está voltado para o desenvolvimento do cérebro. O leite de vaca, em contraste, tem um alto nível de caseína por soro e está voltado para o desenvolvimento muscular. Além disso, considere as seguintes citações dos principais periódicos pediátricos:

"Devemos nos esforçar para usar alimentos. . . que atendem às necessidades de nutrientes do bebê . . ainda assim, evite a toxicidade. O leite de vaca simplesmente não cumpre este padrão de qualidade " .

"Os bebês que alimentam leite de vaca integral durante os seis primeiros meses de vida podem sofrer um aumento de 30% na perda de sangue intestinal e uma perda significativa de ferro em suas fezes" .

O leite de vaca pode causar sangramento interno porque a proteína do leite de vaca - caseína - é tão difícil de digerir. Para compensar, o estômago pode ficar muito mais ácido do que o normal, o que pode causar irritação e sangramento nos intestinos jovens. Isso também pode acontecer aos adultos.

O leite não é saudável para adultos


O câncer de ovário e os problemas de fertilidade feminina foram associados ao leite de vaca. Quando o consumo de produtos lácteos excede a capacidade do corpo de quebrar a galactose (açúcar do leite), há uma acumulação de galactase (a enzima utilizada para quebrar o açúcar do leite) no sangue que afeta os ovários das mulheres. Onde o consumo de leite por habitante é mais elevado, as mulheres tendem a experimentar a queda mais grave relacionada à idade na fertilidade .

Os adultos que consomem grandes quantidades de leite de vaca têm maior probabilidade de desenvolver cataratas senil. Uma vez que os seres humanos (como todos os mamíferos) perdem a capacidade de quebrar adequadamente os açúcares do leite depois de serem desmamados, as moléculas de galactose são armazenadas na pele, nos olhos e na córnea, causando catarata.

Muitas doenças como tuberculose, brucelose, difteria, escarlatina, febre Q e gastroenterite são transmissíveis pelos produtos lácteos. O leite é um excelente veículo de infecção porque o seu teor de gordura protege patógenos do ácido gástrico e, sendo fluido, possui um tempo de trânsito gástrico relativamente curto.

Há evidências de que a Leucemia e a esclerose múltipla também podem estar ligadas ao consumo de leite de vaca. Os estudos que ligam leite de vaca a outras doenças médicas são consistentemente relatados. Embora, além do alcance deste artigo, as associações com leite foram encontradas nas seguintes condições, bem como as já mencionadas:
Fadiga crônica
Dores de cabeça de tensão
Dor musculoesquelética
Hiperatividade
Alergias e congestionamento
Asma e dificuldades respiratórias
Aterosclerose precoce de colesterol oxidado e doença arterial coronariana
Acne
Artrite reumatóide
Doenças nevrágicas (por exemplo, doença de Lou Gehrig)


Em conclusão, o grande mito do leite é perpetuado por campanhas de marketing pseudocientíficas ao longo de várias décadas. Considerado como um alimento saudável, o leite é precisamente o oposto - causando uma grande variedade de doenças. O único tipo de leite animal que o corpo humano está bem adaptado para lidar com isso é a própria espécie, e mesmo assim só até o período de desmame.




Fontes:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário