sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Para que serve o Mulungu?



Mulungu é uma planta medicinal também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira, muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados com o estresse, deixando o indivíduo mais tranquilo para desempenhar as tarefas diárias. 


O seu nome científico é Erythrina mulungu e pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura. 
O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria,insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono; e de doenças como hepatite, esclerose, pressão alta, cistite, epilepsia, insuficiência urinária, gengivite ou bronquite asmática.

PROPRIEDADES DO MULUNGU

As propriedades do mulungu incluem a sua ação calmante, antiasmática, analgésica, diurética, expectorante, hipnótica, hipotensiva, narcótica, sedativa, tranquilizante, antidepressiva, hepatoprotetora, hipotensiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória.



MODO DE USO DO MULUNGU

As partes usadas do mulungu são os frutos, flores, cascas e sementes.
  • Infusão de mulungu: adicionar 4g das cascas de mulungu a uma xícara de água fervente. Deixar ferver por 15 minutos e tomar o chá ainda morno, de preferência 3 vezes ao dia. Evitar tomar por mais de três dias seguidos.

Efeito colaterais do mulungu

Os efeitos colaterais do mulungu incluem sedação, sonolência e paralisias musculares.

CONTRAINDICAÇÕES DO MULUNGU

O mulungu está contraindicado para indivíduos que usam medicamentos anti-hipertensivos.Mulungu (Erythrina mulungu) é uma planta também conhecida como canivete, bico-de-papagaio e corticeira. É comum na região central do Brasil, cresce espontaneamente e possui flores de cor coral alaranjadas e a sua casca possui diversas propriedades, sendo bastante utilizada na preparação de chás e em diversos tratamentos.
O mulungu pode ser comprado em lojas de produtos naturais sob a forma de planta ou tintura.

PROPRIEDADES
As propriedades da planta incluem a sua ação calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. É muito eficaz no tratamento de problemas psicológicos relacionados ao estresse, sendo conhecida por estabilizar o sistema nervoso central.

INDICAÇÕES
O chá de mulungu é muito utilizado para tratar tosses, asma e coqueluche, além de casos de dores reumáticas e nevralgias crônicas. Auxilia no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, ataque de pânico, depressão, compulsão, distúrbio de sono; além de doenças como esclerose, pressão alta, epilepsia, bronquite asmática, hepatite e insuficiência urinária.


A planta possui poder antioxidante que consegue equilibrar, tonificar e fortalecer o fígado, sendo eficiente no tratamento de casos de afecções hepáticas. Em casos de problemas cardíacos, o mulungu pode auxiliar no tratamento, ao regular o ritmo cardíaco e abaixar a pressão arterial.
Além dos benefícios já citados, estudos revelam que a casca do mulungu apresenta grandes quantidades de flavonoides, alcaloides e triterpenos. A erisodina, um dos alcaloides presentes na casca da planta, bloqueia os receptores de nicotina, e consequentemente, o chá da planta passou a ser utilizado como um remédio natural na luta contra o tabagismo.

PREPARO DO CHÁ DE MULUNGU

Para preparar o chá de mulungu, adicione 4g das cascas da planta a uma xícara de água fervente. Deixe ferver por 15 minutos e tome o chá ainda morno, de preferência três vezes ao dia. Evite tomar por mais de três dias seguidos.
É recomendado atentar-se à quantidade de ingestão do chá, pois este causa sonolência. Os cuidados estendem-se a gestantes e pessoas que já tenham pressão arterial baixa ou usem remédios para hipertensão, já que o chá diminui a pressão.Árvore de mulungu (Foto: Reprodução)


Já ouviu falar do mulungu? Essa árvore com um nome bem peculiar aparece no Brasil, Bolívia e Peru e aqui ela recebe outros nomes também: amansa-senhor, bico-de-papagaio, canivete, corticeira, etc. Dentre seus benefícios, podemos citar:Atua como analgésica, ou seja, ajuda no combate a dores.

  • Diurético 
  • Hipotensivo (abaixa a pressão) 
  • Antitussígeno (auxilia no combate à tosse) 
  • Expectorante (ajuda a eliminar excesso de muco no pulmão) 
  • Antiasmático (ajuda no combate à asma) 
  • Narcótico (ajuda a adormecer e diminuir a sensibilidade, ou seja, anestesiar) 
  • Tranquilizante 
  • Sedativo (induz o sono) 
  • Anti-inflamatório 
  • Bactericida

Por conta dessas propriedades, seus principais usos são:


  • Inquietação 
  • Asma 
  • Bronquite asmática 
  • Neurose 
  • Insônia 
  • Palpitação 
  • Tosse 
  • Dor reumática 
  • Dores musculares 
  • Depressão (em que os sintomas são inquietação,
    irritabilidade)
  • Excessos e contraindicações: mulheres grávidas ou em período de amamentação não devem tomar esse chá. Pessoas com problema de pressão baixa ou que tomam remédio para pressão devem ter cuidado, é importante consultar um médico antes de tomar. A ingestão diária não deve ultrapassar 3 xícaras de chá. O uso excessivo do mulungu pode causar depressão, paralisia muscular. Quem opera máquinas ou vai dirigir não deve tomar mulungu, pois a sonolência e sedação pode provocar acidentes.

    O efeito do mulungú varia de pessoa para pessoa. Em alguns pode induzir o sono de maneira bastante eficaz, em outros de maneira menos eficaz, mas o mais importante é que ele facilita que peguemos no sono. O gosto não é forte, caso queiram saber, eu acho diferente, mas nada intragável.
    Vale lembrar que ele não deve ser tomado por mais que três dias seguidos (eu não sei exatamente o motivo, mas eu li isso em algum lugar), então é bacana você alterná-lo com o chá de camomila. Se você tem dificuldades para dormir, acho que não custa nada tentar!

    Referências: Planta Med

Nenhum comentário:

Postar um comentário