sábado, 21 de outubro de 2017

Kawa- Kawa um dos melhores Ansiolíticos naturais, conheça os benefícios





A Kawa Kawa (Piper methysticum) é uma planta da família das Piperáceas. Trata-se de um arbusto naturalmente encontrado na Malásia e nas ilhas da Polinésia, que tem sido utilizado há mais de 3 mil anos pelos nativos das ilhas de Fiji, Samoa e Tonga, no tratamento de doenças e também em cerimônias religiosas, em razão das propriedades sedativas e relaxantes. Durante os rituais, os nativos ingeriam a kawa kawa na forma de bebida e, acredita-se, o efeito relaxante da planta, aliado a outros elementos da ritualística, era interpretado como uma espécie de transe.

Nos últimos anos, a  kawa kawa tem sido destacada como uma planta de grande utilidade no tratamento de problemas como angústianervosa, estados de tensão, agitação, ansiedade e insônia. Estudos farmacológicos demonstram que os princípios ativos da kawa kawa – as kavalactonas – promovem um efeito relaxante nos músculos, particularmente útil em estados de tensão. A kawa kawa logo ganhou fama como um poderoso ansiolítico natural. Atualmente, a planta tem sido testada a fim de que seus efeitos sejam comparados aos dos tradicionais benzodiazepínicos (como Valium, Lexotan, etc.) no controle da ansiedade, com resultados favoráveis à kawa kawa, pois ela não apresenta os efeitos colaterais comuns aos benzodizepínicos como a sonolência e redução da função mental.

As partes da planta utilizada no preparo dos medicamentos são os rizomas secos e divididos, transformados em pó.  Embora os efeitos da  kawa kawa estejam sendo comprovados cientificamente, seu uso só indicado sob supervisão médica, pois a planta apresenta contra-indicações. Seu uso não é recomendado durante a gravidez, aleitamento e nos casos de Parkinson, por exemplo. Além disso, como qualquer ansiolítico, sua dosagem deve ser controlada.


Como Preparar

Você pode preparar o chá de Kava-Kava em casa mesmo, porém deve atentar-se bastante para a dosagem correta da planta. Como é uma erva que movimenta o sistema nervoso central, dosagens em excesso podem causar algum distúrbio. Então aprenda como preparar o chá de kava kava.
Primeiro separe a raiz ou o caule cortados, moídos, secos, ou frescos, dependendo de como preferir. O mais indicado para uso é em forma de pó, por absorver diretamente na água. Acrescente 2 colheres de sopas com enchimento raso da kava kava em pó em um pano de coar café ou um filtro semelhante. Mergulhe esse filtro em uma xícara de chá completa de água fria. Deixe a água absorver todo o pó e então retire o filtro. Essa receita é para apenas uma pessoa, em caso de mais alguém, dobrar a dosagem na mesma equivalência.
Você deve tomar essa mistura no máximo três vezes ao dia, independente do tratamento que fará, mais do que essa dosagem, os problemas citados mais acima pode apresentar-se.
Para fazer o cataplasma, você precisará da raiz machucada da planta ou até mesmo o pó da kava kava. Acrescente as mesmas 2 colheres em um recipiente e despeje a água fria até formar uma pasta. Aplique essa mistura no local ferido ou machucado ou de forma direta na pele ou através de uma compressa. Deixe até sentir o local traumatizado mais relaxado.
Lembrem-se que por ser uma planta com ação muito forte, jamais faça uso de nenhum medicamento sem consultar um médico antes.


Fonte:  Jardim de Flores
Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário